sábado, 26 de fevereiro de 2011

Programa de certificação Google para profissionais de TI

 

O Google, seguindo uma tendência natural da maioria das empresas  que criam tecnologias, lançou seu programa de certificação para profissionais de TI. É o Google Apps Certification Program, dará certificados àqueles que comprovarem suas habilidades em áreas como desenvolvimento de software, suporte técnico e vendas, conforme informado pelo IDGNow. O processo se iniciou dia 23/02/2011. A única dificuldade no momento é que toda a avaliação será em inglês, porém deverá ser disponibilizado em outros idiomas com o tempo.

Os candidatos a receberem o certificado, em geral, precisam ter, pelo menos, alguns anos de experiência em TI, além de conhecerem bem o Google Apps, a partir do estudo e de seminários.

Os parceiros que queiram que seus funcionários façam as provas de habilitação terão quecomprar uma webcam da Google, por 45 dólares, e pagar 100 dólares por teste. A prova consiste em questões de múltipla escolha – funcionários da Google usarão a câmera para impedir trapaças – e não duram mais que algumas horas. O resultado é enviado tão logo o exame seja finalizado. Quem passar, ganha o diploma; quem for reprovado, recebe uma resposta detalhando o que precisa ser estudado.
O certificado garante que o funcionário está apto a trabalhar com todas as versões do Google Apps: Business (Negócios), Education (Educação), Government (Governo) e o modelo padrão. Ele, porém, terá de comparecer a um número mínimo de seminários – transmitidos pela Internet – e fazer um novo teste do ano, a fim de renovar seu documento.
Mais que apenas um título, a certificação serve como um quesito a mais em favor do candidato a uma vaga de emprego, diferenciando-o, uma vez que conhecimentos essenciais para a função desejada são validados com a apresentação do canudo. É isto aí, enquanto as universidades sofrem para acompanhar as mudanças do mercado de TI na formação do novo contingente de profissionais do futuro, as empresas vão dando seus pulos, e a certificação é inevitável para separar (ou pelo menos ajudar nesse processo) técnicos de técnicos, analistas de analistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário